sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Centro Municipal da Juventude

Hoje tive a oportunidade de experimentar o novo "Centro Municipal da Juventude" em Viseu. Em local privilegiado (pela sua vista), no local onde costumava encontrar-se o café "Alta Vista", ao cimo da Cascata que liga a Cândido Reis à Alberto Sampaio (Escadinhas de Sto. Agostinho), ergue-se este novo serviço à juventude de Viseu.

Ora eu sempre fui rapaz de não estudar por casa, pois a FOX tem um efeito magnético imensurável sobre mim, ainda mais em alturas de estudo em que até o Goucha revela algum encanto. Então sempre fui frequentador de bibliotecas. Quando era um petiz estudante em Coimbra refugiava-me nas mais diversas bibliotecas de faculdades, e por Viseu ia para a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. A Biblioteca é muita gira, muito moderna, xpto ao quadrado, mas o arquitecto não mediu aquilo lá muito bem. Note-se, o átrio de entrada é gigantesco, com tectos altos (sim, impressiona a ingleses e tudo!), já lugares sentados para estudar... pois há poucos! Não ocorreu ao Sr. que talvez um hall mais pequeno e mais espaço útil seria prático; resultado: desde que a biblioteca se mudou para lá que a procura de lugares para estudar se assemelha um pouco à corrida ao ouro no Yukon, com verdadeiros atropelamentos e mordidelas.

Assim, a CMV lá pensou que tinha de arranjar mais lugares. E abriram a Sala de Estudo do Fontelo (não é este o nome, mas também não o sei ao certo). É um espaço muito agradável, todo envidraçado, com a beleza do Fontelo à volta. E melhor, está aberto até tarde (23h), o que permite a pessoas sem ligação caseira à internet a utilizarem-na neste espaço. Na continuação deste empreendimento, ergue-se agora este Centro Municipal da Juventude. Desconheço se veio substituir o antigo situado na Rua dos Andrades (a minha memória não me permite garantir se é este o nome da rua, mas julgo que sim). E está muito bonito também, com muitos lugares para os computadores, uma sala jeitosinha para estudo e tudo mais. Não está aberto até tão tarde como a sala do Fontelo (este está aberto até às 21h), mas já é um bom serviço, ainda mais tão perto do centro da cidade.

E já todo lampeiro, lá fui eu, fiz ficha de inscrição, abri o meu computador para começar a escrever e reparo que não há ligação wireless à internet...

A sério? Se precisar de internet para estudar, como é o meu caso, preciso de ir para um dos computadores onde não está o meu trabalho? Lá me explicaram que podia também pedir um cabo de rede e ligar-me à rede local... mas para isso tenho de ficar virado para a parede que nem malandro de castigo.

Remediou, mas o wireless já faz parte daquelas coisas básicas com que toda a gente conta. Fica o apelo que que gastem 30€ na compra de um router para o estaminé.

De resto, está jeitoso!

Sem comentários:

Enviar um comentário